Início » Sais minerais para que servem

Sais minerais para que servem

Sais minerais para que servem

Sais minerais para que servem: são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo.

sais minerais para que servem

sais minerais para que servem

Eles ficam distribuídos em nossos corpos de diversas formas: como eletrólitos nos líquidos corporais, elementos em enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, como os ossos e os dentes.

São elementos que têm sua origem a partir do solo, ou seja, para os humanos, os minerais só podem ser ingeridos por alimentos, ou em forma industrializadas como suplementos nutricionais.

Os seres vivos não podem produzir sais minerais. Para conseguirmos os sais necessários para nossa sobrevivência, uma alimentação adequada e balanceada é essencial. De acordo com a necessidade diária de cada sal mineral, podemos classificá-los em:

– Macrominerais: as necessidades diárias são maiores que 100 mg: cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro, magnésio e enxofre.

– Microminerais: as necessidades diárias são meores que 100 mg. Aqui podemos destacar o ferro, cobre, zinco, manganês, iodo, selênio e flúor.

Sais minerais para que servem

Eles fazem parte do nosso dia a dia e afetam diretamente o nosso bem-estar.

Os minerais são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Eles estão envolvidos em várias reações bioquímicas no corpo, participam da formação de ossos, dentes e sangue, além de regular processos metabólicos em nosso corpo.

Os minerais são encontrados em muitos alimentos. É importante incluir alimentos fontes de minerais em nossa dieta porque eles são vitais para nossa saúde.

Os principais minerais relacionados à nutrição são cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco. Cada um deles desempenha um papel importante na manutenção da saúde.

sais minerais para que servem1

sais minerais para que servem1

O cálcio é essencial para a formação de ossos e dentes. O ferro é importante para a formação do sangue. O magnésio está envolvido na contração muscular e na função do sistema nervoso. O potássio regula os fluidos do nosso corpo e o zinco está envolvido na produção de energia.

Por participares das diversas funções do nosso organismo, uma alimentação pobre em qualquer tipo de mineral pode causar danos à saúde.

A deficiência de ferro é um caso muito comum. Ela causa anemia, uma doença de gravidade e que poder levar à morte caso não seja tratada da forma correta.

Mas, o seu consumo excessivo também pode ser prejudicial, pois eles podem se concentrar nos órgãos e causar por exemplo, cálculos renais ocasionados por cálcio ou magnésio.

A ingestão adequada de minerais é importante para manter a saúde e o bem-estar. Alimentos fontes de minerais devem fazer parte da nossa alimentação.

Veja mais sobre Alimentação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.