Início » Obesidade como evitar

Obesidade como evitar

Obesidade como evitar

Obesidade como evitar essa situação física e que se desenvolve por inúmeros fatores. Ela se estabelece por condições incluindo a genética, o metabolismo, o estilo de vida e a dieta.

obesidade como evitar

obesidade como evitar

À medida que a obesidade se desenvolve, o risco de doenças graves aumenta, incluindo doenças do coração, diabetes e câncer. A obesidade tornou-se uma preocupação mundial, sendo hoje encarada como de saúde pública.

Nos Estados Unidos em 2021 atingiu o recorde histórico de ter 42% da população em situação de obesidade. No Brasil dados do mesmo ano indicaram que 22% da população adulta é considerada obesa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 1 bilhão de adultos que estão acima do peso e sua obesidade é uma ameaça à saúde pública.

Obesidade como evitar

A genética é um fator importante na obesidade. Algumas pessoas nascem com uma predisposição para a obesidade.

O metabolismo também desempenha um papel na obesidade. Algumas pessoas têm um metabolismo mais lento, o que significa que elas armazenam mais gordura do que as outras.

O estilo de vida também contribui para a obesidade. As pessoas que não se exercitam regularmente ou que comem alimentos não saudáveis ​​tendem a ser mais propensas à obesidade.

A alimentação é outro fator importante na obesidade. As pessoas que comem muita gordura ou calorias tendem a ser mais propensas à obesidade.

Mas não se iluda, fatores predisponentes podem ser quebrados se o obeso tiver a disposição e a motivação para virar o jogo.

Como a obesidade se estabelece

A obesidade é uma doença séria que afeta a saúde. O ganho de peso é gradual sendo que no primeiro momento a pessoa entende ser um estágio passageiro.

Porém com o passar dos anos e a manutenção dos maus hábitos ganha 10 kilos, logo eles aumentam para 20,  que passam para 40, depois 50 kg acima do peso normal. Neste ponto, a pessoa tem a sua capacidade de mobilidade reduzida e surgem os primeiros sinais das doenças associadas.

obesidade com evitar 1

obesidade com evitar 1

Esse ganho muitas vezes ocorre rápido, em cerca de 2 a 4 anos. E a pessoa estabiliza no peso e estaciona na vida. Passa a viver em isolamento social na maioria das vezes por vergonha.

A obesidade desencadeia também doenças psiquiátricas, como a ansiedade, a compulsão alimentar, a depressão.

Uma pessoa que está 50 kilos acima do peso precisa provocar uma mudança radical no seu estilo de vida, bem como procurar ajuda de profissionais da área da saúde para ajuda-la a se recuperar. Sim, é possível se recuperar.

Casos mais severos como aqueles que onde se tem de 100 a 200 kg a mais do peso ideal, ainda podem ser avaliados para a cirurgia bariátrica. Mas até pessoas de 100 kg de sobrepeso podem voltar ao peso ideal sem cirurgia, com mudança de hábitos, persistência e perseverança.

É importante se preocupar com a obesidade e seus fatores de risco. Se você está acima do peso ou tem uma história familiar de obesidade, é importante discutir com seu médico sobre como você pode perder peso e mantê-lo.

Veja mais sobre Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.