Pular para o conteúdo

Jejum intermitente o que é

Jejum intermitente o que é

Jejum intermitente é uma maneira de se alimentar que alterna períodos de jejum e períodos de alimentação balanceada.

jejum intermitente

jejum intermitente

A cada dia que passa mais e mais pessoas recorrem ao jejum intermitente para emagrecer.

Segundo pesquisas, esse tipo de dieta está se tornando cada vez mais popular, seja porque é fácil de seguir ou porque promete resultados rápidos.

Na situação descrita, o jejum variar de 10 a 24 horas no dia. A duração pode ser de uma semana ou ser restrita a apenas alguns dias.

O que determina a duração em horas, ou mesmo o tempo em dias do jejum, é a adaptação do usuário ao plano, bem como o histórico de saúde.

Nos períodos em que está em jejum, somente podem ser ingeridos líquidos que não contenham calorias: água, chás variados sem açúcar, sendo essa ingestão livre.

O jejum intermitente é eficaz para perder peso

O jejum intermitente em si não pode ser chamado de dieta, pois não é ingerido alimentos no período de jejum. É mais um programa alimentar. O período em que é permitida a alimentação chama-se de janela alimentar.

Na utilização do jejum prolongado, a insulina (hormônio que faz com que a glicose vá para dentro das células) apresenta-se reduzida no sangue pois não existe a necessidade de metabolizar a glicose. Então, o hormônio glucagon (que atua na quebra da gordura e transformam-na em glicose) tem alta na sua quantidade no sangue. Nessa situação o corpo experimenta uma situação metabólica natural e excelente para que se processe o emagrecimento.

O nível baixo de insulina e alto de glucagon favorece a queima da gordura corporal, promovem a redução do apetite, consequentemente provocando o emagrecimento.

É importante destacar que o jejum intermitente não é uma dieta restritiva, pois a pessoa pode comer quantidades moderadas de alimentos quando não está em jejum, mas recomenda-se sempre uma alimentação equilibrada.

jejum intermitente1

jejum intermitente1

Jejum intermitente benefícios

– Perda de peso: A dieta é eficaz para perder peso, pois a pessoa acaba ingerindo menos calorias durante o dia.

– Redução do apetite: O jejum intermitente reduz o apetite, o que ajuda a controlar a ingestão de calorias.

– Maior queima de gordura: Como o corpo recebe menos calorias durante o dia, ele acaba queimando mais gordura.

– Melhora da saúde do coração: A dieta ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e a melhorar a saúde do coração.

Riscos à saúde

Embora os principais benefícios do jejum intermitente sejam bem conhecidos, é importante destacar que a dieta apresenta alguns riscos à saúde. Os principais riscos são:

– Dificuldade de concentração: O jejum intermitente pode causar dificuldade de concentração e prejudicar a memória.

– Fraqueza: pode causar fraqueza e cansaço.

– Baixa ingestão de nutrientes: pode levar à baixa ingestão de nutrientes, o que pode causar problemas de saúde.

– Desidratação: pode levar à desidratação, o que pode prejudicar a saúde.

– Câncer: Alguns estudos sugerem que esta modalidade de dieta pode aumentar o risco de desenvolver câncer.

É importante salientar que o jejum intermitente não é adequado para todas as pessoas. Antes de iniciar a dieta, é importante consultar um médico ou um nutricionista.

 

OBS: Isenção de responsabilidade – “ aqui nós apresentamos as informações para efeito de conhecimento de opções de dietas. Não fazemos indicações. Somente os profissionais da área da saúde, principalmente Nutricionistas podem indicar a melhor dieta para cada caso.”

Veja mais sobre Alimentação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Temaki Low Carb: receita fácil e rápida Como fazer Mandioca frita Crocante douradinha Como fazer Cebola caramelizada gourmet Como fazer Mingau de aveia Saudável e nutritivo Como fazer purê delicioso e cremoso Como fazer Molho branco cremoso para cobertura Como fazer Polenta com a receita da Vovó Aprenda a fazer essa Receita de Dobradinha fica uma delícia Hipertrofia muscular como obter resultados Açafrão da terra e seus benefícios