Como eliminar gordura no Fígado

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O que é e como eliminar gordura no Fígado?

A doença do fígado gorduroso está se tornando cada vez mais comum em muitas partes do mundo, afetando cerca de 25% das pessoas em todo o mundo.

Está associado à obesidade, diabetes tipo 2 e outros distúrbios caracterizados pela resistência à insulina.

Além disso, se o fígado gordo não for tratado, pode progredir para doenças hepáticas mais graves e outros problemas de saúde.

O fígado gordo ocorre quando muita gordura se acumula nas células do fígado. Embora seja normal ter uma pequena quantidade de gordura nessas células, o fígado é considerado adiposo se mais de 5% for gordo.

Enquanto beber muito álcool pode levar ao fígado gordo, em muitos casos não ele não desempenha o mesmo papel.

Algumas condições de fígado gorduroso se enquadram na ampla categoria de doença hepática não alcoólica (NAFLD), que é a doença hepática mais comum em adultos e crianças nos países ocidentais .

O fígado gordo não alcoólico (NAFL) é o estágio inicial e reversível da doença hepática. Infelizmente, muitas vezes não é diagnosticada. Ao longo do tempo, NAFL pode levar a uma condição hepática mais grave, conhecida como steatohepatitis não alcoólica, ou NASH.

NASH envolve maior acumulação de gordura e inflamação que danifica as células do fígado. Isso pode levar à fibrose, ou tecido cicatricial, uma vez que as células do fígado são repetidamente feridas e morrem.

Infelizmente, é difícil prever se o fígado gordo irá progredir para NASH, o que aumenta consideravelmente o risco de cirrose (cicatrização grave que prejudica a função hepática) e câncer de fígado. Como eliminar gordura no Fígado.

A NAFLD também está ligada a um risco aumentado de outras doenças, incluindo doença cardíaca, diabetes e doença renal.

O fígado gordo ocorre quando muita gordura se acumula no fígado. O fígado gordo é reversível em um estágio inicial, mas às vezes progride para doença hepática avançada.

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O que causa fígado gordo? Como eliminar gordura no Fígado

Existem vários fatores que podem causar ou contribuir para o desenvolvimento de fígado gordo:

Obesidade: a obesidade envolve inflamação de baixo grau que pode promover o armazenamento de gordura no fígado. Estima-se que 30-90% de adultos obesos tenham NAFLD, e está aumentando em crianças devido à epidemia de obesidade.

Gordura excessiva da barriga: as pessoas com peso normal podem desenvolver fígado gordo se forem “obesas visceralmente”, o que significa que elas carregam muita gordura em torno da cintura.

Resistência à insulina: a resistência à insulina e altos níveis de insulina aumentaram o armazenamento de gordura hepática em pessoas com diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.

Alta ingestão de carboidratos refinados: a ingestão frequente de carboidratos refinados promove o armazenamento de gordura no fígado, especialmente quando grandes quantidades são consumidas por indivíduos com excesso de peso ou insulino-resistentes.

Consumo de bebidas açucaradas: as bebidas açucaradas como o refrigerante e as bebidas energéticas são ricas em frutose, o que demonstrou impulsionar o acúmulo de gordura no fígado em crianças e adultos.

Diminuição da saúde intestinal: pesquisas recentes sugerem que ter um desequilíbrio nas bactérias intestinais, problemas com a função de barreira intestinal (“intestino com vazamento”) ou outros problemas de saúde intestinal podem contribuir para o desenvolvimento de NAFLD. Como eliminar gordura no Fígado.

Sintomas de Gordura no Fígado

Como eliminar gordura no Fígado

Como eliminar gordura no Fígado

Existem vários sinais e sintomas de fígado gordo, embora nem todos estes possam estar presentes.

Na verdade, você nem sequer percebe que tem fígado gordo.

Fadiga e fraqueza

Dentada leve ou plenitude na área abdominal direita ou central

Níveis elevados de enzimas hepáticas, incluindo AST e ALT

Níveis elevados de insulina

Níveis elevados de triglicerídeos

Se o fígado gordo evoluir para NASH, os seguintes sintomas podem se desenvolver:

Perda de apetite

Náusea e vomito

Dor abdominal moderada a grave

Amarelo de olhos e pele

É importante consultar seu médico regularmente para exames padrão e exames de sangue que podem diagnosticar fígado gordo no estágio inicial, reversível.

O fígado gordo pode causar sintomas sutis e muitas vezes é detectado por exames de sangue. NASH geralmente envolve sintomas mais pronunciados, como dor abdominal e sensação de indisposição. Como eliminar gordura no Fígado.

Estratégias dietéticas para eliminar gordura no Fígado

Há várias coisas que você pode fazer para se livrar do fígado gordo, incluindo perder peso e reduzir os carboidratos. Além disso, certos alimentos podem ajudá-lo a perder gordura no fígado.

Perder peso e evitar comer em excesso se sobrepeso ou obeso

A perda de peso é uma das melhores maneiras de reverter o fígado gordo se você tiver excesso de peso ou obesidade.

De fato, a perda de peso demonstrou promover a perda de gordura hepática em adultos com NAFLD, independentemente de a perda de peso ter sido alcançada fazendo mudanças na dieta sozinhas ou em combinação com cirurgia de perda de peso ou exercício.

Em um estudo de três meses sobre adultos com sobrepeso, a redução da ingestão de calorias em 500 calorias por dia levou a uma perda de peso corporal de 8%, em média, e uma diminuição significativa no índice de fígado gordo .

Além disso, parece que as melhorias na sensibilidade à gordura hepática e à insulina podem persistir mesmo que um pouco do peso seja recuperado. Como eliminar gordura no Fígado.

Corte sobre carboidratos, carboidratos especialmente refinados

Pode parecer que a maneira mais lógica de abordar o fígado gordo seria reduzir a gordura na dieta.

No entanto, os pesquisadores relatam apenas cerca de 16% da gordura do fígado em pessoas com NAFLD, proveniente de gorduras alimentares. Em vez disso, a maioria das gorduras hepáticas vem de ácidos gordurosos no sangue, e cerca de 26% de gordura hepática é formada em um processo chamado lipogênese de novo (DNL).

Durante DNL, ​​o excesso de carboidratos é convertido em gordura. A taxa de ocorrência de DNL aumenta com altas ingestões de alimentos e bebidas ricas em frutose.

Em um estudo, adultos obesos que consumiram uma dieta rica em calorias e carboidratos refinados durante três semanas experimentaram um aumento de 27% na gordura hepática, em média, mesmo que seu peso tenha aumentado apenas 2%.

Estudos têm demonstrado que o consumo de dietas baixas em carboidratos refinados pode ajudar a reverter NAFLD. Estes incluem dietas de baixo teor de carboidratos, índice mediterrâneo e índice de baixa glicemia.

Em um estudo, a gordura do fígado e a resistência à insulina diminuíram significativamente mais quando as pessoas consumiram uma dieta mediterrânea do que quando consumiam uma dieta com baixo teor de gordura e carboidratos, mesmo que a perda de peso fosse semelhante em ambas as dietas.

Embora as dietas do Mediterrâneo e muito baixas em carboidratos tenham demonstrado reduzir a gordura do fígado por conta própria, um estudo que os combinou apresentou resultados muito impressionantes.

Neste estudo, 14 homens obesos com NAFLD seguiram uma dieta cetogênica no Mediterrâneo. Após 12 semanas, 13 dos homens experimentaram reduções na gordura hepática, incluindo três que alcançaram a resolução completa do fígado gordo. Como eliminar gordura no Fígado.

Incluir alimentos que promovem a perda de gordura do fígado

Além de reduzir os carboidratos e evitar o excesso de ingestão de calorias, existem certos alimentos e bebidas que podem ser benéficas para o fígado gordo:

Como eliminar gordura no Fígado, Gorduras monoinsaturadas: pesquisas sugerem que comer alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados como o azeite, abacates e nozes pode promover a perda de gordura no fígado.

Proteína de soro: a proteína de soro de leite mostrou reduzir a gordura de fígado em até 20% em mulheres obesas. Além disso, pode ajudar a diminuir os níveis de enzimas hepáticas e proporcionar outros benefícios em pessoas com doença hepática mais avançada.

Chá verde: um estudo descobriu que os antioxidantes no chá verde, denominados catequinas, ajudavam a diminuir a gordura e inflamação do fígado em pessoas com NAFLD.

Fibra solúvel: algumas pesquisas sugerem que consumir 10 a 14 gramas de fibra solúvel diariamente pode ajudar a reduzir a gordura do fígado, diminuir os níveis de enzimas hepáticas e aumentar a sensibilidade à insulina.

Perder peso, evitar comer demais, incluindo certos alimentos na sua dieta e reduzir o açúcar e os carboidratos podem ajudar a reduzir a gordura do fígado.

Exercício que pode ajudar a reduzir a gordura do fígado

A atividade física pode ser uma maneira efetiva de diminuir a gordura do fígado.

Como eliminar gordura no Fígado,  estudos demonstraram que se envolver em exercícios de resistência ou treinamento de resistência várias vezes por semana pode reduzir significativamente a quantidade de gordura armazenada nas células do fígado, independentemente da perda de peso.

Em um estudo de quatro semanas, 18 adultos obesos com NAFLD que exerceram durante 30-60 minutos cinco dias por semana sofreram uma diminuição de 10% na gordura do fígado, embora seu peso corporal permaneça estável.

O treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT) também mostrou ser benéfico para diminuir a gordura hepática.

Em um estudo de 28 pessoas com diabetes tipo 2, o HIIT durante 12 semanas levou a uma redução impressionante de 39% na gordura hepática.

No entanto, mesmo um exercício de baixa intensidade pode ser efetivo para atingir a gordura do fígado. De acordo com um grande estudo italiano, parece que o quanto você exerce é o mais importante.

Nesse estudo, 22 diabéticos que trabalharam duas vezes por semana durante 12 meses tiveram reduções similares na gordura do fígado e na gordura abdominal, independentemente de sua intensidade de exercício ser considerada baixa a moderada ou moderada a alta.

Uma vez que trabalhar regularmente é importante para reduzir a gordura do fígado, escolher algo que você gosta de fazer e pode ficar com sua melhor estratégia.

Exercício de resistência, treinamento de força ou treinamento de intervalo de alta ou baixa intensidade pode ajudar a reduzir a gordura do fígado. Trabalhar consistentemente é fundamental.

Suplementos que podem melhorar o fígado gordo

Os resultados de vários estudos sugerem que certas vitaminas, ervas e outros suplementos podem ajudar a reduzir a gordura do fígado e diminuir o risco de progressão da doença hepática.

No entanto, na maioria dos casos, os especialistas dizem que pesquisas adicionais são necessárias para confirmar isso.

Além disso, é importante falar com seu médico antes de tomar qualquer suplemento, especialmente se você está tomando medicação.

Cardo de leite

Cardo de leite, ou silimarina, é uma erva conhecida por seus efeitos protetores do fígado.

Alguns estudos descobriram que o cardo de leite, sozinho ou em combinação com vitamina E, pode ajudar a reduzir a resistência à insulina , inflamação e danos ao fígado em pessoas com NAFLD.

Em um estudo de 90 dias de pessoas com fígado gordo, o grupo que tomou um suplemento de silymarina-vitamina E e seguiu uma dieta com baixas calorias experimentou duas vezes a redução do tamanho do fígado como o grupo que seguiu a dieta sem tomar o suplemento.

As doses de extrato de cardo de leite utilizadas nestes estudos foram de 250-376 mg por dia.

No entanto, embora os especialistas acreditam que o cardo do leite mostra promessa de uso na NAFLD, eles sentem que são necessários mais estudos para confirmar sua eficácia tanto para o uso a curto e longo prazo.

Berberine

Berberine é um composto de plantas que mostrou reduzir significativamente os níveis de açúcar no sangue, insulina e colesterol, juntamente com outros marcadores de saúde.

Vários estudos também sugerem que isso pode beneficiar pessoas com fígado gordo.

Em um estudo de 16 semanas, 184 pessoas com NAFLD reduziram a ingestão de calorias e exerceram pelo menos 150 minutos por semana. Um grupo tomou berberina, um tomou uma droga sensibilizadora de insulina e o outro grupo não recebeu suplemento ou medicação.

Aqueles que tomaram 500 mg de berberina, três vezes por dia nas refeições, sofreram uma redução de 52% na gordura do fígado e maiores melhorias na sensibilidade à insulina e outros marcadores de saúde do que os outros grupos.

Os pesquisadores dizem que, apesar desses resultados encorajadores, são necessários mais estudos para confirmar a eficácia da berberina para NAFLD.

Ácidos gordurosos de omega-3

Os ácidos graxos ômega-3 foram creditados com muitos benefícios para a saúde. O EPA e o DHA de erega-3 de cadeia longa são encontrados em peixes gordurosos, como salmão, sardinha, arenque e cavala.

Vários estudos mostraram que tomar omega-3 pode melhorar a saúde do fígado em adultos e crianças com fígado gordo.

Em um estudo controlado de 51 crianças com sobrepeso com NAFLD, o grupo que tomou DHA apresentou redução de 53% na gordura hepática, em comparação com 22% no grupo placebo. O grupo DHA também perdeu mais gordura e gordura da barriga ao redor do coração.

Além disso, em um estudo de 40 adultos com fígado gordo, 50% daqueles que tomaram óleo de peixe além de fazer alterações na dieta tiveram reduções na gordura hepática, enquanto 33% apresentaram uma resolução completa do fígado gordo.

As doses de ácidos graxos ômega-3 utilizados nesses estudos foram de 500 a 1000 mg por dia em crianças e 2-4 gramas por dia em adultos.

Embora todos os estudos acima usassem óleo de peixe. Você pode obter os mesmos benefícios ao consumir peixes com alto teor de gorduras ômega-3 várias vezes por semana.

Importante, esses estudos mostram que certos suplementos parecem melhorar os efeitos das mudanças de estilo de vida. Levá-los sem seguir uma dieta saudável e exercitar-se regularmente provavelmente terá pouco efeito na gordura do fígado.

OS suplementos que podem ajudar a reverter a NAFLD incluem os ácidos gordos do cardo, berberina e omega-3. Eles são mais eficazes quando combinados com mudanças de estilo de vida.

Leve a mensagem de casa

O fígado gordo pode levar a uma série de problemas de saúde. Felizmente, pode ser revertida se abordada numa fase inicial.

Seguir uma dieta saudável, aumentar a atividade física e talvez tomar suplementos pode reduzir o excesso de gordura hepática e diminuir o risco de sua progressão para uma doença hepática mais séria.

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Como eliminar gordura no Fígado Fonte: healthline.com

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